quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O TESOURO DE ITAPEBUSSUS






Praia de itapebussus

A cidade de Rio das Ostras, que ficou conhecida pelos royaltis que recebe e pelo seu crescimento acelerado, possui um tesouro escondido. Trata-se da Restinga de Itapebussus e das lindas praias de águas claras e frias, praticamente desconhecidas da maioria das pessoas.
Este tesouro está extremamente ameaçado pela especulação imobiliária, o turismo de massa, pelo lixo jogado ou trazido pelas marés e pelos efeitos do aquecimento global. Para a maioria dos turistas que vem a cidade e para os próprios moradores, a restinga não passa de uma área cheia de mato e que as vezes dificulta o acesso a praia. Mas basta um olhar mais cuidadoso e um pouco de sensibilidade para perceber a beleza intrínseca desta maravilhosa paisagem, que compõe a Restinga e o Mar, e que algumas vezes, remete o observador a um estado de contemplação e tranqüilidade, difícil de exprimir em simples palavras.
Este pedaço de restinga, sem dúvida uma das maiores riquezas naturais da cidade, ainda permanece vivo. Talvez a beleza tenha sido o maior motivo da preservação, pois é impossível não se sentir tocado diante deste cenário. A reserva encontra-se em uma fazenda e a alguns anos atrás foi criada a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus, um tipo de unidade de conservação, compreendendo uma área total de 986,76 hectáres.
Apesar disso, nada mais foi feito, e a restinga já sente os efeitos dos hábitos de vida atual, da falta de planejamento da cidade, de fiscalização pelos órgãos competentes e o pouco respeito pela natureza de turistas e moradores que frequentam a área. Sinais evidentes encontram-se pelas praias e trilhas, são os rastros plásticos do homem atual, subprodutos descartáveis da vida moderna, como se a própria vida pudesse ser usada e jogada fora. Não bastasse isso, o crescimento e a urbanização precisam ser feitos para dar lugar a falsa sensação de riqueza urbana e cidade próspera. E, uma área como esta é extremamente a atraente a construção de condomínios e resorts. Por que o ser humano resolveu destruir a beleza existente na natureza?
Se somente a beleza for um argumento pobre e vazio para a preservação desta área e desnecessária a elevação do espírito, faz urgente e necessário preservar a restinga, pelo seu valor científico, pelas inúmeras descobertas ainda a serem feitas, pelo estoque genético, e por abrigar inúmeras vidas, animais e vegetais que possuem o seu valor e que hoje dependem de um esforço consciente deste animal de duas pernas, dito humano. A região foi apontada pelo Ministério do Meio Ambiente, como de extrema importância biológica para a conservação de mamíferos, em estudos divulgados no ano 2000. A ARIE de Itapebussus ajuda a conservar a bacia hidrográfica de três lagoas, Salgada, Itapebussus e Margarita. A restinga desta área é de extrema importância para os ambientes lagunares e manutenção da fauna e flora.
A interação do homem e a natureza é fundamental, especialmente nos dias de hoje. Não é a terra que pertence a nós, somos nós que pertencemos a Terra. Sentir-se ligado, conectado a natureza é ter consciência do sentido da vida. A proposta do trabalho do Viaje Livre é esta, despertar nas pessoas esta consciência da vida, que fazemos parte de um todo, que somos uma pequena parte nesse todo e que tudo está interligado.
Grande parte da população vive em ambientes de restinga, que foram e continuam sendo suprimidas para dar lugar a cidades. Conhecer o habitat que se vive e saber que estamos ligados a ele é adquirir parte desta consciência e responsabilidade que passamos a ter. Isso é também parte na evolução da consciência humana. Conhecer, preservar e interagir com o ecossistema em que se vive desenvolve a percepção e as habilidades necessárias para se adquirir um equilíbrio dinâmico na vida, tanto pessoal, quanto social. Por isso, estamos organizando estas Caminhadas mas Restingas e o Movimento Restinga Viva, para que as pessoas entrem em contato com a terra onde vivem e sintam sua energia.
Um dia inteiro fotografando, sentindo e vivendo a Restinga de Itapebussus é pouco. Impossível não querer voltar neste lugar mágico e continuar a descobrir os seus mistérios, impossível resistir a tentação de amá-lo e contemplá-lo.
Que a cidade de Rio das Ostras e o seu povo, possam compreender a admirar este lugar e se beneficiarem deste tesouro, tanto quanto preservá-lo e amá-lo. É uma das maiores riquezas desta cidade e merece sua atenção e repúdio a qualquer tipo de ação que destrua aquilo que há de melhor, mais puro e mais rico neste município. 

2 comentários:

  1. Praia de Itapebussus

    Uma das mais belas praias da cidade, quase que intocada, por ser de difícil acesso. É a que possui maior transparência na água, com visibiliade de peixes de aquário, cavalos marinhos e cardumes de peixos,. Bem junto fica a Lagoa de Itapebussus, realmente uma combinação perfeita, um colírio natural com deslumbrante fauna e flora.

    ResponderExcluir
  2. http://esopraquempode.blogspot.com.br/2011/02/praia-de-itapebussus.html

    VEJAM O FILME NO LINK ACIMA

    ResponderExcluir